17/03/12

Uma Especialista em Nutrição no Supermercado

Devemos parar e repensar nas nossas escolhas alimentares, acredita Patrícia Almeida Nunes, directora do Serviço de Dietética e Nutrição do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, cujo livro Uma Especialista em Nutrição no Supermercado foi apresentado no inicio deste ano.

O livro é um guia para auxiliar as pessoas a escolherem melhor, diz a dietista, que analisou «largas centenas» de produtos e respectivos rótulos. Ao longo de quase um ano de trabalho, as surpresas foram muitas – mas foi um pacote de bolachas sem açúcares adicionados que mais a intrigou. «Guardei religiosamente essa embalagem, porque continha três mil calorias».

«Aqui é que está o busílis da questão», alerta a dietista, «porque as pessoas sabem que o peixe frito ou uma lasanha são refeições calóricas, mas nunca pensaram que um pacote de bolachas sem açúcares pudesse ser pior».

Já Isabel do Carmo, endocrinologista responsável pela apresentação do livro, alerta para os segredos que estão escondidos por trás da palavra ‘natural’. «As coisas que são naturais têm boa fama. Mas nem sempre é assim». E deu como exemplo uma informação que consta no livro sobre salsichas vegetais, que contêm mais do dobro das calorias de um bife de peru. «E o peru também é natural, coitadinho. Natural, só que com pernas».

A endocrinologista, que trabalha com Patrícia Almeida Nunes desde 1994, diz que Uma Especialista em Nutrição no Supermercado poderá ser um bom instrumento para quem quer fazer dieta. Isto porque, ao longo de 400 páginas, há descrições precisas sobre os alimentos.

Há o capítulo da fruta, o da carne, o do leite – em todos se explica qual a melhor opção para as crianças, os diabéticos, quem precisa de controlar os níveis de colesterol ou quem simplesmente pretende perder quilos. «Há bolachas em que uma unidade equivale a quatro bolachas Maria, há ‘iogurtes’ que são antes sobremesas lácteas, há charcutaria vegetal que tem mais gordura do que a tradicional, há cereais de pequeno-almoço que só duram para três ou quatro dias e que poderiam ser substituídos por pão».

Para Isabel do Carmo, o mais surpreendente é haver barritas de cereais light que têm o triplo das calorias de uma sanduíche integral com queijo.

Todos estes dados contribuem para repensar a lista de compras, quando é certo que metade dos portugueses tem excesso de peso e muitos se confrontam com dúvidas na hora de optar por uma refeição. A dietista colocou-se, por isso, na pele dos doentes que acompanha no Hospital de Santa Maria, com a certeza de que poderia acabar com um mito, o de que para emagrecer «é preciso gastar muito dinheiro» e não é assim.


Notícias original: http://2010.sol.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=41296

Links/Notícias relacionadas: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=40854; http://www.apdietistas.pt/breves/livro_nutricao_supermercado.html; http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=18383

Sem comentários:

Enviar um comentário