04/08/12

A cor dos alimentos - dinâmica de grupo


As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
A dinâmica de grupo que apresento aqui foi criada no âmbito do estágio curricular, desenvolvido especificamente para crianças entre os 4 e os 5 anos de Jardins de Infância da cidade de Faro.
Nome: A cor dos alimentos

Objectivos: Explorar as diferentes cores dos alimentos e de que forma uma alimentação colorida é «boa» para a nossa saúde.
Materiais-recursos: Placar com coração de várias cores (1x1m), alimentos (desenhos plastificados) e bostik (adesivo).
Espaço: O local deve ser amplo, com claridade e as cadeiras devem estar posicionadas em forma de U, para que o público-alvo consiga entrar no que está sendo proposto.

Tempo: 45 minutos, conforme o número de participantes e participação dos mesmos.
Número de participantes: 10 a 12 crianças.

Metodologia: O formador ou educador introduz a dinâmica explicando que cada formando (criança) irá tirar à vez um desenho ou imagem de um alimento da caixa. O formador terá que questionar sobre as características de cada alimento, estimulando o pensamento das crianças (imaginando que saiu a Maçã. Algumas questões que se podem colocar: o que é isso? (fruta) é vermelha mas também pode ter outras cores, quais? (verde...) no meio o que tem? (caroços) se cozermos a maçã ela continua rija? (não) etc.). Depois da pequena conversa à volta do alimento a criança deve identificar a cor do mesmo e colocar o desenho/imagem deste na secção correspondente do placar. 
Conclusão: O formador deve resumir os assuntos explorados durante a dinâmica, salientando os princípios de uma alimentação saudável – variada, completa e equilibrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário