10/07/12

Faro



Faro é uma cidade portuguesa com 44 119 habitantes, capital do Distrito de Faro, da região, sub-região e ainda da antiga província do Algarve. É sede de um município com 201,59 km² de área e cerca de 64 560 habitantes (Census 2011), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem costa no Oceano Atlântico. Através do Aeroporto de Faro, a cidade constitui a segunda maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa), o que lhe confere uma valência vincadamente cosmopolita.

Faro - vista aérea - Anos 50 

Mercado Municipal de Faro

Faro - Arco do Repouso

Faro - Avenida da República



Faro - Sé

Faro - Ermida de São Luís

Faro - Governo Civil



O grande destaque do concelho é a Ria Formosa que constitui um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18 400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. A Ria Formosa, é limitada a Sul por um conjunto de ilhas-barreira de cordão arenoso litoral, conhecidas por, península do Ancão (Praia de Faro), ilhas da Barreta, Culatra, Armona, Tavira, Cabanas e península de Cacela. Estas estão dispostas paralelamente à costa, protegendo uma laguna que forma um labirinto de sapais, canais, zona de vasa e ilhotes, que a separa do Oceano Atlântico. As suas dunas, ilhas e barras para o alto mar estão em movimento contínuo conforme as marés. Muitos locais arqueológicos apresentam vestígios de povoações romanas e pré-romanas.


Sé de Faro

 Ria Formosa - antigas salinas de Faro

Câmara Municipal de Faro

Cidade Velha vista da Sé de Faro

Ilha de Faro

Praia de Faro com vista para a cidade


Ria Formosa - Ilha de Faro

Aeroporto de Faro


A gastronomia algarvia com reminiscências da presença dos romanos e dos árabes na região, e pela proximidade à Ria Formosa e ao Oceano Atlântico, têm por base peixe, marisco e produtos do campo, confeccionados em cataplanas, guisados e cozidos ou na grelha. Os carapaus, biqueirões e sardinhas alimados, as amêijoas e berbigões ao natural, o arroz de lingueirão, as cataplanas, caldeiradas e massinhas com peixe são pratos típicos de Faro. As papas de milho, mais conhecidas como xarém, são um dos ex-libris da região. As carnes também constam nos cardápios da região, numa mistura com marisco.
Nas sobremesas predominam as doçarias à base de frutos secos como bolos de amêndoa, figo e alfarroba.
Com uma região vinícola demarcada, de clima tipicamente mediterrânico, que utiliza castas tradicionais para produzir vinhos de qualidade, com sabor a fruto, baixa acidez e a que o sol dá uma graduação elevada, os vinhos e aguardentes juntam-se à tradição gastronómica do Algarve.

Bolo de Figo

Doce regional algarvio 

 Dom Rodrigo

Sardinhas assadas






Concentração Internacional de Motos. Um dos eventos de destaque é o desfile das motos pelas ruas da capital num Domingo, último dia da concentração (fotografia).
Folkfaro Folclore Internacional da Cidade de Faro. Uma iniciativa do Grupo Folclórico de Faro, cuja primeira edição foi em 2003, colocou Faro na rota dos grandes festivais de folclore da Europa.Constam da programação do Folkfaro, espectáculos de folclore nacional e internacional, ateliers de dança, folclore para crianças, galas temáticas e animações de rua.


Feira de Santa Iria As origens da Feira de Santa Iria remontam ao ano de 1596. Reza a história, que esta Feira começou no reinado de D. Filipe I após o incêndio que a cidade sofreu na sequência do saque das tropas inglesas do Conde de Essex em 1596. Com o saque e o incêndio, a cidade ficou desprovida de inúmeras infra-estruturas e os seus habitantes padeciam de fome e peste, pelo que a realização desta feira procurava, de alguma forma prestar auxílio à população carenciada, e incrementar também as transacções comerciais. Inicialmente tratava-se de uma feira “forra e franca”, ou seja, os feirantes estavam isentos de pagar impostos do que vendiam, não se sabendo ao certo quando terminou esta isenção. A associação da Feira ao nome de Santa Iria, prende-se com o facto da sua data de realização ter sido marcada para o Dia de Santa Iria (20 de Outubro). A Feira de Santa Iria realiza-se no Largo de S. Francisco, na segunda quinzena de Outubro, mantendo as suas características populares Nela se podem encontrar uma grande diversidade de atractivos: stands institucionais; exposições gerais; divertimentos para crianças e adultos; comes e bebes; artesanato; venda de produtos diversos.





Festivais de Tunas em Faro. Organizado pela Tuna Académica da Universidade do Algarve (Versus Tuna) temos anualmente o FARTUNA. Organizado pela Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve (Feminis Ferventis) temos há mais de nove anos o MOURA ENCANTADA. E organizado pela Tuna Mista da Universidade do Algarve (Real Tuna Infantina) o MISTUNA.






 O Farense, clube de futebol português, da cidade de Faro, é o clube mais antigo e com maior historial do Algarve. Utiliza como equipamento, camisola branca, calção preto ou branco e meias brancas ou pretas. O Sporting Clube Farense possui concomitantemente o décimo primeiro melhor registo na Primeira Liga Portuguesa e na Taça de Portugal. Destacam-se a presença na Final da Taça de Portugal na época 1989/1990, e ainda o 5º lugar obtido na época 1994/1995, que valeu ao clube a participação na Taça UEFA no ano seguinte. Em virtude desta participação, o SC Farense tem ainda o décimo sexto melhor registo de equipas portuguesas nas competições europeias.







Faro é...











...Mágico!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. quando se ama mas ao mesmo tempo se está longe...quem não tem saudades?

      sinceramente não entendo quem critica ou diz que não vê beleza nenhuma nesta cidade... porque com tantas e boas recordações... com tantos e bons amigos aí como posso eu não ter saudades de Faro?

      Eliminar