03/01/12

Alimentação no 1º ano de vida


De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde o aleitamento materno deve manter-se até aos 6 meses do bebé. O leite materno é o mais saudável para o seu bebé trazendo também vantagens para a mamã. No caso de ser impossível amamentar tem de recorrer a um leite para lactantes.


A diversificação alimentar não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses, sendo que a ordem na introdução não é rígida, sendo adaptado a cada criança. Essa introdução deve ser feita com intervalos superiores a 4 - 5 dias, para que possamos ver a reacção do bebé. No primeiro ano de vida deve ser evitado adicionar condimentos, sal, açúcar e mel aos alimentos/papas do bebé. Não se deve, igualmente, oferecer doces, gomas, bolos, chocolates e outras guloseimas à criança.



Que papa dou ao meu bebé?

No início da diversificação pode substituir uma refeição de leite por:

- papa sem glúten, antes dos 6 meses (de preferência não láctea);

- papa com glúten, depois dos 6 meses.



Como preparar a papa do bebé?

As papas lácteas ou de leite adaptado devem ser preparadas apenas com água. E as papas não lácteas devem ser preparadas com o leite que o bebé está a tomar.



As papas devem ser preparadas no prato e oferecidas à colher 1 vez por dia.



Uma semana mais tarde deve substituir outra refeição de leite por uma sopa de legumes, sendo este o modo de confecção:

1º Descascar uma batata, uma cenoura e limpar um legume verde à sua escolha;

2º Cortar em bocados pequenos e juntar num tacho com água;

3º Sem sal, deixe cozer;

4º Adicione uma colher de chá de azeite no final da cozedura;

5º Triture os legumes até obter um puré bem cremoso.




Entre 4 a 5 dias pode ir introduzindo um novo legume (alface, abóbora, agrião, alho francês, feijão verde, brócolos, couve flor). Deve evitar dar ao bebé espinafres, nabo, beterraba, tomate e leguminosas (feijão, grão, lentilhas, ervilhas...).

A sopa deve ser feita diariamente ou de 2 em 2 dias, sendo guardada numa caixa hermética no frigorífico.

A seguir à sopa pode dar como sobremesa: fruta crua, cozida ou assada, ralada ou esmagada. Opte pela banana, maçã ou pêra.



Introduzir (não antes do 6 meses) a carne, papas com glúten e outras frutas.

A carne deve ser introduzida na quantidade de 10gramas por refeição (o equivalente a uma colher de sopa de carne picada). Deve iniciar pelas carnes magras (frango ou peru).

Nesta altura já pode iniciar a introdução das papas com glúten e outras frutas à sobremesa (uvas, ameixas, melão e meloa).

Nesta fase não optar ainda pelos citrinos, quivi, morango, amora e framboesa.


Aos 8 meses pode introduzir:

- iogurte natural ao qual se pode juntar fruta ralada bem madura (nunca adicionar açúcar ou mel);

- outras frutas como a manga e a papaia.

Aos 8 meses a criança passa a comer 2 sopas e deve-se introduzir alimentos menos triturados para que seja estimulada a mastigação.


Aos 9 - 10 meses pode introduzir:

- peixe (pescada, solha, maruca e linguado) sendo 15 gramas por refeição, seja congelado ou fresco. O peixe deve ser cozido em separado da sopa.

- gema de ovo cozida (no máximo 2 a 3 vezes por semana) sendo introduzida com 1/4 depois metade e mais tarde a gema inteira.


Aos 12 meses a criança pode continuar a beber o mesmo tipo de leite ou passar a beber leite de vaca.

Nesta idade o bebé já pode comer leguminosas, pode introduzir na sua alimentação frutas como o quivi e os citrinos, já pode comer o ovo inteiro e carne de porco magra.

Os alimentos devem ser dados em pequenos bocados e separados por sabores: sopa + 2º prato + fruta, sendo que a alimentação passa a ser progressivamente igual à da família.

Deve ainda evitar: morangos, amoras, framboesas, condimentos, enchidos, marisco, doces, frutos secos...


Resumindo... entre os 4 e os 6 meses o leite materno é substituído por uma refeição de papas sem glúten; aos 4 meses e meio o bebé passa a comer uma papa sem glúten + um sopa de legumes e fruta e as restantes refeições de leite; aos 6 meses o bebé já come uma sopa de legumes com carne e fruta, uma papa com glúten e as restantes refeições de leite; e aos 8-9 meses a criança passa a comer uma sopa de legumes com carne, uma sopa de legumes com peixe; fruta, iogurte e leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário