17/08/11

Aditivos Alimentares

Define-se como aditivo alimentar toda a substância, que tendo ou não valor nutritivo, não é naturalmente um género alimentício ou ingrediente característico dele, ou seja, qualquer substância propositadamente adicionada a um alimento com o objectivo de alterar as características deste. Esta definição abrange qualquer composto usado na produção, processo embalagem, transporte ou tempo de prateleira do alimento.

Para que servem os aditivos alimentares? A adição intencional destas substâncias destina-se sempre a alterar características de um determinado alimento. As principais funções dos aditivos nos alimentos são: Assegurar a segurança e salubridade ; Fazer uma conservação com qualidade ; Aumentar a disponibilidade dos alimentos fora da época ; Melhorar ou manter o valor nutricional ; Potenciar a aceitação do consumidor ; Facilitar a preparação dos alimentos.

Na União Europeia a utilização de aditivos alimentares na produção dos alimentos, está dependente de rigorosa avaliação, sem a qual os aditivos não são autorizados para uso alimentar. (clique no título do post para ver mais sobre este assunto)

Sem comentários:

Enviar um comentário