As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
A dinâmica de grupo que apresento aqui foi criada no âmbito da autoscopia final, do curso de formação inicial para formadores, para a obtenção do CAP.
Nome: A rodinha dos alimentos
Objectivos: Explicar os princípios de uma alimentação saudável segundo a roda dos alimentos.
Materiais-recursos: Roda dos Alimentos (1x1m), alimentos (plástico ou reais).
Espaço: O local deve ser amplo, com claridade e as cadeiras devem estar posicionadas em forma de U, para que o público-alvo consiga entrar no que está sendo proposto.
Tempo: 15 a 30 minutos, conforme o número de participantes e participação dos mesmos.
Número de participantes: 10 a 12 pessoas.
Metodologia: O formador introduz a dinâmica explicando que cada formando irá tirar à vez um alimento do saco. O formador terá que questionar sobre as características de cada alimento, estimulando o sentido crítico dos formandos. O formando tem que colocar o alimento na secção correspondente da roda dos alimentos. Caso não pertence à roda dos alimentos terá que deixar de fora.
Conclusão: O formador deve sintetizar/resumir os temas expostos durante a dinâmica, salientando as ideias chaves da roda dos alimentos para uma alimentação saudável – variada, completa e equilibrada.
Obrigada! Ajudou-me para a confecção de uma palestra!
ResponderEliminarThaís
onde arranjo uma rodas dos alimentos sem os alimentos?
ResponderEliminarMuito bom.Ajudará a trabalhar melhor o tema
ResponderEliminar