No passado dia 8 de Outubro foi aprovada, pela Assembleia da República, a criação da Ordem dos Nutricionistas. A Ordem irá regular a actividade dos profissionais da área da nutrição: Dietistas e Nutricionistas.
O processo iniciado há dez anos pela Associação Portuguesa de Nutricionistas atingiu, finalmente, o seu propósito, com a anunciada criação da Ordem dos Nutricionistas.
A Ordem dos Nutricionistas vê agora aprovado o seu Estatuto, em Diário da República a Lei nº 51/2010. A presente lei entra em vigor a 1 de Janeiro de 2011.
Segundo a APN, “A Ordem dos Nutricionistas abrange os profissionais licenciados na área das Ciências da Nutrição e ou Dietética que, em conformidade com o respectivo Estatuto e as disposições legais aplicáveis, exercem a profissão de nutricionista ou de dietista.
É missão da Ordem regular e supervisionar o acesso à profissão de nutricionista e de dietista e o seu exercício, elaborando as normas técnicas e deontológicas respectivas, velando pelo cumprimento das normas legais e regulamentares da profissão e exercendo o poder disciplinar sobre os seus membros, no quadro de um regime disciplinar autónomo.”
Lei n.º 51/2010 de 14 de Dezembro - Ordem dos Nutricionistas
Dietistas e Nutricionistas juntos em nova Ordem profissional - APD
Sem comentários:
Enviar um comentário