12/10/12

Saboreando comida Iraniana

Tasting Iranian food

No trajeto que liga Manchester a Hyde vive uma amiga amiga de origem Iraniana. Hoje ela preparou-me 2 pratos que fazem parte dos hábitos alimentares da terra dela.



«Sopa branca de cevada»


«Sabzi polo» com atum

05/10/12

Homemade Bread / Pão Caseiro

Place mix in a bowls add water and mix together for 5 minutes to form a ball of dough

Place de dough on a floured surface and leave for 5 minutes. Knead and stretch for 2 minutes. Mould into a ball, rest for 5 minutes.

Shape the dough and place on to a greased baking tray or into a large loaf tin

Cover with a damp cloth or cling film and leave to rise in a warm place until the dough has the double in size for 30 or 40 minutes.

Pre-heat the oven for 230ºC or 210ºC.

Uncover and bake in the oven for about 30 minutes for a loaf, until golden brown and sound hollow when you tap the base.

Turn out and cool on a wire rack.


Before / Antes


Misture na tigela água e farinha e mexa durante 5 minutos, para formar uma bola de massa.


Coloque a massa numa superfície enfarinhada e deixe repousar por 5 minutos. Amasse e estenda por 2 minutos. Molde numa bola, e deixe a descansar por 5 minutos.

Modele a massa e coloque numa forma.

Cubra com um pano húmido ou filme de plástico e deixe crescer num local morno até que a massa tenha o dobro de tamanho, 30 ou 40 minutos.

Pré-aquecer o forno a 230 º C ou 210 º C.

Descobrir e assar no forno por cerca de 30 minutos para um pão, até estar a dourar e  som oco quando toca a base.

Retirar e esfriar sobre uma grelha.



During / Durante


After / Depois

04/10/12

Popias Alentejanas


Tradicionais do Alentejo, estes biscoitos são um dos favoritos que a minha avó faz sempre que lá vou...

03/10/12

Mala da Emigrante


Evito a roupa e os sapatos e trago sempre que posso os sabores do meu país.
...vinho, pão, doces regionais, azeitonas, azeite, queijos, sabores do mar, enchidos... e muita coisinha caseira.

Não foi pelo "sol nem os sabores mediterrâneos do norte da Europa que escolhi «fugir» do meu país". Se pudesse voltava já hoje... mas a experiência não deixa de ser valiosa mesmo que às vezes custosa.

Eu <3 Portugal
Só gostava que Portugal gostasse mais de mim :)

02/10/12

Grão-de-bico

O grão-de-bico padece hoje em dia da mesma maleita social que as suas congéneres leguminosas, ou seja, não está na moda! Sendo tão rico em nutrientes, em tempos, foi chamado de "a pipoca dos pobres".


Historicamente, as leguminosas sempre foram associadas às classes mais baixas, que não possuíam recursos para outras fontes protéicas como a carne e o peixe. No caso do grão-de-bico, esta associação ganha ainda maior relevância uma vez que, na Roma Antiga, quando se pretendia caracterizar alguém como pobre, utilizava-se a expressão “consumidor de grão frito”. Assim, tal como hoje apelidamos carinhosamente o tremoço de “marisco dos pobres”, também o grão-de-bico foi em tempos a “pipoca dos pobres”, dado que era vendido por comerciantes de rua como aperitivo durante os espectáculos populares de teatro.
Apesar desta clara falta de marketing e da diminuição do seu consumo ao longo dos tempos, há que reconhecer que, na Europa, só a Turquia e a Espanha possuem uma produção superior à nossa e que temos como típicos alguns pratos como o Bacalhau com Grão, Creme de Grão com Espinafres e Rancho. E, se os dois primeiros conseguem reunir algum consenso relativamente ao seu equilíbrio nutricional, o rancho sofre do mesmo preconceito das feijoadas ao ser muitas vezes considerado um prato “muito pesado”. Neste contexto, quando se metem as leguminosas ao barulho, onde a generalidade das pessoas vê “pratos pesados”, os nutricionistas vêem refeições altamente saciantes, sendo que, no rancho tal como nas feijoadas, a única forma de os desequilibrar nutricionalmente passa pela adicção excessiva e desnecessária de enchidos e sal. A estratégia a adoptar é justamente a inversa: passa por utilizar o grão-de-bico como uma arma contra a hipertensão, beneficiando dos seus compostos outrora designados de anti-nutricionais e que hoje se sabe inibirem a enzima de conversão da angiotensina, mimetizando desta forma muitos fármacos de cariz anti-hipertensor.
Assim, não é surpresa nenhuma que o grão-de-bico seja uma excelente (e barata!) fonte protéica de baixo valor calórico, com grande teor de fibra, folato, ferro, zinco e vitamina E, tal como não é surpresa que tenha um papel positivo nos nossos níveis de colesterol e na prevenção da diabetes tipo II, cancro e obesidade. Surpresa é que não seja reconhecido por tudo isto e ande constantemente “fora de moda”.