16/10/11

Dia Mundial da Alimentação || 16out 2011

Preço dos alimentos - da crise à estabilidade

Variações drásticas nos preços dos alimentos, em especial a alta de preços, representam uma séria ameaça para a segurança alimentar dos países em desenvolvimento. A populações carentes são as mais seriamente atingidas. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema.

Preço dos alimentos: da crise à estabilidade é o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação este ano para esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis.

No Dia Mundial da Alimentação, analisemos seriamente as causas da variação nos preços dos alimentos para que possamos tomar medidas necessárias para reduzir suas consequências entre os membros mais fracos da sociedade mundial.

Mais informações www.fao.org

14/10/11

Dietistas salvam o Mundo

Nos EUA foram selecionados os 20 melhores empregos para salvar o mundo, sendo a profissão de Dietista classificada como a 3ª melhor. Nesta lista, apesar dos salários não serem dos mais altos (em relação a outras profissões), os profissionais são heróis ao conseguirem ajudar diretamente os outros. Por esse motivo ser Dietista tem uma valor inestimável e jamais deve ser esquecido.

Media
de salário: 55.800 dólares
Top pagar: 76.000 dólares
10 anos de crescimento do emprego: 9%
Total de empregos: 30.000


Os Dietistas aconselham os indivíduos e grupos sobre a alimentação e a nutrição, o trabalhando para hospitais, empresas, escolas e centros de saúde. Alguns funcionam em consultórios particulares, ou até podem trabalhar como consultor. A obesidade infantil e envelhecimento da população estão impulsionando a demanda por estes especialistas em alimentação saudável.


*para ver artigo original clique no título

10/10/11

Alimento enriquecido

Um alimento enriquecido ou fortalecido é aquele ao qual foi adicionado nutrientes próprios durante o seu processamento. O mais comum é utilizar vitaminas e minerais, os quais estão regulados pela União Europeia mediante o regulamento 1170/2009.

Clica no título e lê mais sobre o assunto

08/10/11

«Se não tomar o pequeno-almoço emagreço mais depressa?»

Ainda que algumas pessoas acreditem que suprir refeições ajuda a perder peso há muito sabido que não passa de um mito. O importante é a ingestão total de energia, quer dizer, as calorias que se consomem ao longo do dia. O facto de suprir uma refeição não implica que se reduza a ingestão energética diária, aliás a tendência é compensar a refeição que se saltou, aumentando a quantidade calórica nas refeições seguintes.
Por isso, o mais aconselhado é realizar 6 a 7 refeições diárias (pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Vários estudos têm comprovado quem fizer várias refeições ao dia (comer de 3 em 3 horas) tem menos tendência para excesso de peso. Ao contrário, quem saltar refeições, incluindo o pequeno-almoço, a prevalência de obesidade e excesso de peso é elevada.
Não te esqueças e faz o teu pequeno-almoço diariamente antes de saíres de casa. Inclui pão/cereais, iogurte/queijo/leite e fruta.

07/10/11

A importância das compras na perda de peso


As suas refeições dependem, em muito, da forma como planeia as suas compras. Por isso, planeie um menu para a semana, incluindo pequeno-almoço, lanches e refeições maiores que faz em casa (como o almoço e o jantar), faça uma lista de compras fiel ao menu planeado e evite comprar produtos fora dessa mesma lista.

06/10/11

Vinagre de Cidra

Em cápsulas ou diluído em água este "tratamento" é usado por muitos que querem perder peso dada as suas capacidade de estimular os movimentos intestinais bem como aumentar a produção de enzimas relacionadas com o desdobramento das gorduras. Trata-se de uma bebida ácida que juntamente com os ácidos produzidos no estômago favorecem a perda de apetite e logo o controlo ou a perda de peso. Deve, por este motivo, ser tomado antes das refeições.

05/10/11

Dietitian

"A dietitian uses the science of nutrition to devise eating plans for patients to treat medical conditions They also work to promote good health by helping to facilitate a positive change in food choices amongst individuals, groups and communities."

03/10/11

Declaração de Compromisso

Eu, ____________________________, prometo a mim próprio(a) que nas próximas ____ semanas vou aprender e praticar os hábitos alimentares necessários para _________ peso e melhorar o meu nível de saúde.

Defino as seguintes metas:

· Pesar _____ kg
· Caber numas calças com tamanho ______
· Ter um perímetro de cintura inferior a ______ cm
· Melhorias na minha vida : _____________________________________
__________________________________________________________
· Melhorias na minha saúde : ___________________________________
__________________________________________________________
· Outras metas: ______________________________________________
___________________________________________________________

Declaro que as metas aqui descritas foram da minha autoria, sendo cada uma mensurável, inspiradora, realista e com prazo ilimitado.

Aceito rever os meus progressos e reavaliar sempre que necessário as minhas estratégias para atingir os objectivos a que me proponho.

Assinatura: ____________________________________

Data: ____ / ____________ / _______