21/09/11

Síndrome do cólon irritável

O Síndrome do Intestino Irritável ou Síndrome do Cólon Irritável é uma das doenças mais frequentes do tubo digestivo, atingindo cerca de 15% a 25% da população do mundo ocidental.

É um problema funcional que se caracteriza por um conjunto de sintomas, como dor, distensão abdominal, flatulência, diarreia ou obstipação, que não estão associados a quaisquer alterações estruturais.

A SCI é uma síndrome, isto é, um padrão de sintomas, como a dor e a distensão abdominal, que tendem a ocorrer em conjunto. Não é uma “doença” no sentido normal da palavra (isto é, não é apanhada ou transmitida de pessoa para pessoa, nem pode ser curada por cirurgia ou medicamentos) e não é potencialmente mortal.


CAUSAS

Julga-se que a síndrome do cólon irritável se deve a uma sensibilidade acrescida do cólon a alguns alimentos e/ou a situações de stress. Nestas circunstâncias, ocorre uma reacção associada a alterações do mecanismo normal de contracção e relaxamento ritmado e sequencial dos músculos da parede intestinal, que interfere com a progressão normal do conteúdo ao longo daquele segmento digestivo. Estas alterações funcionais podem traduzir-se num aumento ou numa diminuição da frequência e do ritmo dos ciclos de contracção e relaxamento muscular, o que tem consequências diferentes na frequência das dejecções e na consistência das fezes.

SINTOMAS

  • Percepção sensorial visceral (dor ou desconforto abdominal, durante cerca de 3 meses, não necessariamente consecutivas, aliviadas após defecção)
  • Distensão abdominal
  • Alteração dos hábitos intestinais (obstipação ou diarreia)
  • Hipersecreção (saída de muco juntamente com as fezes)

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da síndrome do cólon irritável é realizado pelo médico com base na história clínica, nos sintomas presentes e no exame do paciente. Podem ser necessários exames de diagnóstico adicionais para assegurar que os sintomas não se devem a outros problemas.

TRATAMENTO

  • Tratamento dietoterapêutico

o Dieta variada, equilibrada e completa – alimentação saudável.

o Consumir alimentos ricos em fibras (ex. fruta, vegetais)

o Consumir 1.5l a 2l de água por dia.

o Verificar intolerância individual. Evitar cafeína, álcool, bebidas gaseificadas, gorduras e leite caso os indivíduos verifiquem que estes alimentos agravam os sintomas associados à SCI.

o Consumir probióticos (ex. iogurtes com bífidos ativos,

  • Tratamento farmacológico

o Brometo de Otilónio:

§ É capaz de reduzir a dor e a distensão abdominal e, também, de diminuir a motilidade intestinal.

§ É um potente agente antiespasmódico, com ação local e de baixa absorção sistémica.

§ Até o momento, não foram identificados relatos de interações medicamentosas com o brometo de otilónio.

§ A posologia recomendada do brometo de otilónio de acordo com os estudos clínicos é de 1 comprimido de 40 mg 3 vezes ao dia antes das refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar) com duração de 15 semanas de tratamento.

o Aconselhamento de suplementos para controlar casos de flatulência.

  • Tratamento psicológico (tem por objectivo de identificar e controlar factores de stress (treino de relaxamento), de modo a ajudar o alívio dos sintomas)

1 comentário:

  1. Obrigada pela informação. começei o meu tratamento com brometo de otilónio há um mês mas como eu não gosto de tomar medicamentos ia interrompendo à medida que melhorava. Agora vou fazer mesmo as 15 semanas de tratamento, mas o que faço a seguir quando acabar as 15 semanas e se continuo com os sintomas? Posso tomar brometo de otilónio indefinidamene sempre que voltar a ter sintomas?
    Obrigada.

    ResponderEliminar