25/11/10

Chaves para a Segurança Alimentar

Segundo a OMS (2006), entende-se por Segurança Alimentar "todas as medidas que asseguram a máxima segurança dos alimentos, sendo que estes não irão causar qualquer dano quando consumidos como esperado". Contudo, “a contaminação dos alimentos, ocorre, normalmente, na preparação/manipulação dos alimentos, quando os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contacto com o alimento” (ANVISA, 2004).
Assim e segundo a OMS, seja em estabelecimentos públicos ou nosso lar, devemos ter em conta cinco chaves para a Segurança Alimentar - limpar, separar alimentos crus de cozinhados, cozinhar bem os alimentos, manter em temperaturas seguras, usar água e matérias primas seguras.

Vejam também da FDA - Holiday Food Safety em http://www.youtube.com/watch?v=RLNdMQpXKAE

Fonte Bibliográfica:

OMS – Organização Mundial de Saúde (2007) Manual sobre las cinco claves para la inocuidad de los alimentos.

Consultado a 26 de Maio de 2010, na página Web: http://www.who.int/foodsafety/publications/consumer/manual_keys_es.pdf

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2004) Cartilha sobre boas prática para serviços de alimentação.

(3ª edição) Brasil, consultado a 15 de Junho de 2010, na página web: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

1 comentário:

  1. A tradução da ref da OMS (http://www.who.int/foodsafety/publications/consumer/manual_keys_es.pdf) como Segurança Alimentar está errada. Food Safety é Segurança dos Alimentos, que trata da higiene e sanidade dos mesmos. Segurança Alimentar (food security) trata da questão nutricional e de abastecimento, como exemplo, o programa Fome Zero.

    ResponderEliminar